MIS PRO

 

Lapa, Rio de Janeiro - RJ
Museu / Acervo 3.700m²
 
Ano 2014 

 CONCURSO NACIONAL

O MIS Pro, concebido como uma extensão do MIS Copacabana, para gestão de acervo, desenvolvimento de pesquisas e aprofundamento didático e técnico, ocupará um prédio histórico na Lapa. Vê-se então uma oportunidade única de integração, participação ativa e influência em uma das áreas de maior diversidade cultural e de lazer do Rio.

 

Desenvolver um prédio de extrema eficiência e lógica, seguindo as necessidades técnicas e objetivas do programa foi um princípio básico a ser respeitado. No entanto, o desafio de captar o “Espírito da Lapa” e trazê-lo para as premissas do projeto, tornou-se também uma diretriz essencial a ser seguida.

 

Assim, em um gesto simples, desenvolvemos um corte continuo no nível térreo, que traz o público da R. Visconde de Maranguape, através do hall de acesso, passando pela área de exposição temporária, átrio de transição até o fundo do lote, em um generoso pátio interno de multiuso e café. Neste percurso de expansão e compressão de espaços é oferecida ao público uma sequência única de sensações e descobertas visuais.         

© 2015 by Daniel Gusmão Arquitetos Associados