MUMA

Jardim Botánico, Rio de Janeiro - RJ
Museu
 
Ano 2010 

    O projeto para o anexo do museu do meio ambiente  tem como partido criar um conjunto de elementos arquitetônicos que sejam iconográficos, com uma linguagem forte e única, mas que consiga criar a integração entre o existente e o novo.

 

Tem como seu elemento catalisador principal o deck, o elemento paisagístico, que ao emoldurar o jardim romântico e a residência Pacheco Leão assume diversas funções: rampas de acesso, arquibancadas, pérgolas, enquadramentos da paisagem, barreira visual para o estacionamento, além de guiar os visitantes através de uma seqüência de  programas oferecidos pelo Jardim, entre eles o edifício para exposição de longa duração e o auditório.

 

Este novo edifício de exposição, que se ergue por detrás do museu existente, tem como diretrizes as dinâmicas tensões geradas pelo aparente contraste entre o prédio histórico de linhas racionais e a natureza orgânica do Arboreto. Como resultado, o novo museu assume uma forma construtiva que tenta de maneira abstrata, se mimetizar no jardim e, ainda assim, ser o Ícone desejado.

 

O volume do auditório e administração teve como maior desafio sua localização. Entre a residência Pacheco leão, a praça principal e a entrada do arboreto, este novo volume procura permear as relações entre os marcos existentes, agregando ao espaço uma volumetria distinta que resulta do prolongamento do terreno e do deck projetado.

 

Todo o conjunto de intervenções foi concebido através de um processo sustentável. Nossa proposta consiste em uma edificação eficiente; condizente com seu título de Museu do Meio Ambiente, no desenvolvimento do projeto, em sua construção, e finalmente em seu uso, de forma inteligente. 

© 2015 by Daniel Gusmão Arquitetos Associados